Notícias

O que você precisa saber sobre a Sete Brasil

15/04/2015

Jurong

Projeto inicial

A meta inicial desenhada pela Sete Brasil é viabilizar a construção de 29 sondas de 6ª geração para a exploração de petróleo e gás no pré-sal brasileiro. E, dessa forma, proporcionar as melhores condições para que o país usufrua da nova fronteira energética sob as melhores condições técnicas e com o melhor custo-benefício. O programa de construção das sondas contempla exclusivamente estaleiros em atividades no país, já que todas elas estão sendo construídas de modo a atender aos requisitos de Conteúdo Local exigidos para o desenvolvimento dos campos de petróleo do pré-sal.

O que é o pré-sal?

É uma das maiores províncias petrolíferas descobertas recentemente, com área total de 149 km² e reservas anunciadas com cerca de 27 bilhões de barris. Com isso, é possível dizer que o pré-sal é um divisor de águas para o Brasil e para a indústria de petróleo como um todo.

Para a exploração do pré-sal, exige-se um grande número de sondas de perfuração (originalmente 40, e ainda em crescimento, por conta das recentes descobertas). Considerando-se as sondas em operação, apenas alguns poucos equipamentos existentes poderiam atender ao mercado do pré-sal (em razão de especificidades de lâmina d’água, profundidade de perfuração, peso de perfuração, entre outros).

O que é Conteúdo Local?

É definido como o percentual  de participação da indústria nacional na produção de bens e serviços.

23 dos 50 projetos offshore do mundo estão no Brasil

Offshore +

Descobertas marítimas recentes aumentaram o potencial do Brasil como produtor de petróleo. O país, atualmente,  está posicionado como um dos 10 maiores produtores de petróleo no mundo. São nove estaleiros operando e sete estaleiros em implantação. E a Sete Brasil tem um grande papel neste contexto, já que tem contratos para a construção de 29 sondas para a exploração do pré-sal.